Worktiba terá atividades voltadas para os microempreendedores individuais

O Worktiba Barigui, em parceria com seus coworkers, inicia nesta terça-feira (28/11) a série mensal de atividades para os empreendedores da categoria de Microempreendedores Individuais MEIs. Mensalmente serão promovidos encontros, palestras, workshops e atividades voltadas para o desenvolvimento dos empresários enquadrados nesta categoria, que é a que mais cresce e emprega hoje no Brasil.

O evento batizado de “SóMEI” é uma iniciativa dos coworkers instalados no Worktiba Barigui em conjunto com o Instituto Municipal de Administração Pública Imap, órgão gestor do espaço. No evento de lançamento do programa SóMEI, que acontece na terça-feira (28/11), às 15h30, será apresentado o portal www.meis.com.br, criado e administrado pelo empreendedor do Worktiba Fernando Cruz.

O empreendedor desenvolveu a plataforma no espaço colaborativo do Parque Barigui, buscando uma solução para integrar e promover os empresários e negócios criados pelos empreendedores que fazem parte desta categoria, criando assim um local que concentre diversas oportunidades e valorize quem está formalizado e iniciando um negócio.

“O portal meis.com.br vem para promover todos os negócios enquadrados nesta categoria. São muitos pelo Brasil, faltava um espaço para quem quer contratar e conhecer os serviços prestados por eles”, comenta Fernando.

Além do lançamento do portal, no mesmo evento serão realizadas as palestras: “Como MEIs podem se tornar empreendedores de oportunidade”, com a especialista Raquel Millani da empresa EmbaseMais; “As vantagens do movimento de Coworking para os MEIs”, com Mariella Maluf da CD6 Coworking; e a palestra “Gestão Focada em Resultados – atingir resultados efetivos, objetivando a gestão sustentável de seu negócio”, com o coworker e empreendedor do Workitiba, Antal Varga, da ZeroPerda Treinamentos Gerenciais.

Ao todo são mais de 400 atividades disponíveis para regulamentação na categoria MEI. Em Curitiba as atividades mais regularizadas são as de: cabeleireiro, manicure e pedicure, varejo de vestuário e atividades de estética.

MEI

A categoria MEI representa mais de 80% das empresas formais registradas no Brasil e garante diversos benefícios para quem faz parte dela, como direitos trabalhistas e previdenciários, facilidade a linhas de crédito e incentivos fiscais. A restrição está vinculada ao limite de contratação de apenas 1 funcionário e o teto de faturamento de até R$ 60 mil por ano. Em Curitiba já são mais de 87 mil empresas registradas na categoria MEI e no Brasil o número supera os 7 milhões.

 

Confira o ranking completo das 20 atividades mais regularizadas como MEI em Curitiba:

 

1° Cabeleireiros, manicure e pedicure.

2° Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

3° Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.

4° Obras de alvenaria.

5° Serviços de pintura de edifícios em geral.

6° Instalação e manutenção elétrica.

7° Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

8° Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos.

9° Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar.

10° Serviços de entrega rápida.

11° Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

12° Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina

13° Comércio varejista de bebidas.

14° Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida.

15° Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas

16° Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente.

17° Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas.

18° Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.

19° Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente.

20° Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores.

 

Serviço:
Lançamento da série de eventos “SóMEI” e da plataforma meis.com.br
Data: 28/11
Horário: 15h30
Inscrições: gratuitas no link: https://meis.com.br/evento-28-11/
Local: Worktiba Barigui – Alameda Burle Marx, s/n, Parque Barigui.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Comments

comments

Deixe um comentário