Urbanistas de cidades da Américas do Norte, Central e do Sul estão em Curitiba para debater os desafios do planejamento num evento inédito. Organizado pelo Lincoln Institute, dos Estados Unidos, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Primeiro Encontro de Altos Funcionários de Planejamento Urbano das Américas foi aberto na noite deste domingo (6/5), no Memorial da Cidade. As reuniões de trabalho e visitas técnicas seguem nesta segunda e terça-feiras (dias 7 e 8/5), no Ippuc.

Na solenidade de abertura, os planejadores urbanos visitantes foram recebidos pelo presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Finanças, Vítor Puppi e os presidentes da Cohab, José Lupion Neto, e da Fundação Cultural, Ana Castro e depois recepcionados pela primeira-dama, Margarita Sansone, para um jantar de boas-vindas no terraço do Memorial.

“A realização, em nossa cidade, deste que é o primeiro encontro conjunto de planejadores urbanos das Américas fortalece a necessidade de agir no presente com vistas ao futuro”, afirmou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

Ele destacou que há mais de meio século Curitiba fez do planejamento uma opção, uma decisão acertada que tem a resiliência como marca e que possibilita a transformação através dos tempos.

“Estamos juntos em um evento para tratar de problemas comuns. Somos parceiros do Lincoln Institute para identificar novas demandas e vencer os desafios diários. Que o nosso aprendizado seja transformado na multiplicação de soluções”, completou o presidente do Ippuc.

O secretário de Finanças, Vítor Puppi, que em outubro passado participou de um encontro de planejadores organizado pelo Lincoln Institute, em Cambridge, nos Estados Unidos, disse que o encontro em Curitiba pode ser o primeiro de uma série. “Espero que tenhamos nos próximos anos o segundo e o terceiro encontros dentro de uma rede de planejadores urbanos”.

Para o diretor de Programas do Lincoln Institute para a América Latina e Caribe, Enrique Silva, a troca de informações de planejamento é muito importante ao aprimoramento de estudos e projetos. “Como o presidente do Ippuc falou há muitos desafios a vencer. E podem ser vencidos por um time de planejadores”.

A diretora de Programas Urbanos, Amy Cotter, disse que os intercâmbios têm fortalecido a capacitação no Lincoln Institute. “Nosso interesse é aproveitar ao máximo a troca de conhecimentos”.

Vanguarda

A diretora-executiva do Departamento de Planejamento Urbano da cidade de Nova Iorque (Estados Unidos), Purnima Kapur, destacou a experiência de Curitiba. “É um prazer estar aqui, na cidade que tem sido vanguarda em ações de desenvolvimento urbano. Felicito Curitiba por ter feito isso”. Para ela, o melhor de um evento como este é a discussão aberta entre os pares na busca de soluções para superar desafios urbanos. “Criamos uma rede de trabalho e é extraordinariamente interessante o aprendizado que podemos ter no intercâmbio com outras cidades. Estamos trabalhando para adotar programas urbanos de êxito, para aprender uns com os outros e crescermos juntos”.

De parte do Lincoln Institute também participaram do evento de abertura a gerente de Projetos Especiais, Laura Mullahy e os consultores Claudia Tomateo e Paulo Sandroni.

Entre os urbanistas estrangeiros presentes estiveram o ministro de Desenvolvimento Urbano e Transporte do governo autônomo da cidade de Buenos Aires (Argentina), Franco Moccia; o secretário distrital de Planejamento de Bogotá (Colômbia), Andrés Ortiz; o secretário geral de Planejamento do município de Quito (Equador), Andrés Isch; e o diretor de Planejamento Urbano da Cidade do Panamá, Manuel Trute.

Comments

comments