Em breve, os visitantes do Parque Tanguá poderão passar pelo túnel do paredão de pedras e conhecer mais sobre a sua formação geológica. Para viabilizar os passeios, que serão feitos por meio de visitação guiada em horários determinados, as secretarias municipais do Meio Ambiente e Obras Públicas e Infraestrutura da Prefeitura de Curitiba promovem melhorias no local.

Um novo sistema de iluminação, com luminária de LED 60W, será instalado na pista de caminhada do acesso ao túnel. Dentro dele, para melhorar a visualização das rochas, estão sendo instaladas cinco novas barras de LED.

Como será

A visita guiada será feita por um profissional especializado. O caminho vai seguir pelo antigo túnel, interditado após o desprendimento de uma rocha do paredão, em novembro de 2016.

Os estudos feitos pelos técnicos da secretaria, em parceria com uma empresa contratada, resultaram na ideia do programa. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi apresentado e aprovado pelo prefeito Rafael Greca.

“A visitação guiada, que o prefeito convencionou chamar de Laboratório Geológico do Tanguá, vai agregar interesse científico a uma das nossas mais belas unidades de conservação”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Conforme o cronograma proposto, os levantamentos técnicos continuam ainda neste mês de maio, assim como as intervenções que garantem a estabilidade do paredão, com a retirada das pedras identificadas com risco de queda. No local onde já existe o acesso ficará o receptivo da visita guiada.

Os horários disponíveis e mais informações sobre o passeio serão divulgados nas próximas semanas.

Revitalização

Recentemente a Secretaria do Meio Ambiente promoveu o conserto e a pintura de toda a estrutura metálica e da cobertura de policarbonato do Mirante Belvedere, assim como a pintura da edificação, dos chafarizes, da escada e do portal de entrada do parque.

Comments

comments