Os produtos orgânicos comercializados nas feiras e mercados da Prefeitura conquistam cada vez mais pessoas que buscam uma vida saudável. A Semana Nacional dos Orgânicos, que ocorrerá de quarta-feira (23/5) a domingo (27/5), no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, busca divulgar ainda mais os benefícios dos hortifrutigranjeiros, ovos, carnes, leite, roupas e até cosméticos produzidos sem agrotóxicos.

Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) e pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), a semana é gratuita e aberta ao público, que será incentivado a conhecer o universo dos orgânicos.  

“Durante cinco dias consecutivos, a população poderá ter contato direto com produtores, conhecer mais sobre as etapas de produção de alimentos, saber sobre os benefícios trazidos pelo consumo de orgânicos e, ainda, descobrir que o orgânico também está presente em cosméticos, grãos e carnes”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Ele lembra que, devido ao aprimoramento e crescimento da produção, os preços dos orgânicos se estabilizaram e passaram a competir diretamente com o produto convencional. “Com isso, o consumo de produtos sem agrotóxicos não para de crescer e taxas superiores a 30% são esperadas para os próximos anos”, observa o secretário.

Gusi ressalta ainda que a semana terá a missão de divulgar que os agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba são os grandes responsáveis pelo aumento da produção de alimentos sem agrotóxicos no Paraná. “Cerca de mil produtores rurais da Grande Curitiba praticam a agricultura orgânica e a região é responsável por 45% das hortaliças cultivadas de forma agroecológica no estado”, reforça ele.

Programação

Durante a semana, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal irá ganhar, de quarta (23/5) a sábado (26/5), das 9h às 11h, uma área de exposição com iniciativas de instituições e empresas apoiadoras da semana. No espaço será mostrado que a produção orgânica se baseia em princípios da agroecologia, que busca viabilizar o cultivo de alimentos de forma mais harmônica com a natureza.

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) apresentará práticas orgânicas de produção de alimentos, a Emater vai expor uma maquete mostrando todo o ciclo do alimento agroecológico (do campo à cidade), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente terá uma exposição de floresta com araucárias e a startup curitibana Favo Tecnologia irá divulgar suas hortas automatizadas para pequenos espaços com autoirrigação programada via smartphone.

A Semana Nacional dos Orgânicos contará ainda, no sábado (26/5), das 11h às 15h, com uma programação especial para a garotada, com aula show de pratos orgânicos preparados por um mini chef e oficina para ensinar os pequenos a cultivar uma pequena horta em casa.

Além disso, de quarta (23/5) a domingo (27/5), o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal ganhará um “Espaço Zen”, para incentivar o público a praticar atividades de bem-estar e relaxamento. Palestras, aulas de ioga e massagens relaxantes, com horários específicos a cada dia, serão oferecidas por profissionais do Cantinho da Ioga e da Hollis Espaço Terapêutico.

Pioneirismo

Inaugurado em 2009, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal foi o primeiro do país dentro de um espaço do gênero. O espaço ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados e atende cerca de mil pessoas por dia interessadas na oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos.

O local possui 22 bancas e boxes, que comercializam de hortifrutigranjeiros a pratos prontos (há um restaurante, um café e uma lanchonete), passando por ovos, cereais, temperos, grãos, conservas, cookies, geleias, queijo, mel, pimentas, congelados, bolos, bebidas, bolachas, café, xaropes, carnes, roupas confeccionadas com algodão orgânico e cosméticos certificados de uma marca curitibana, a Cativa Natureza.

Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, a população conta com 13 feiras da Prefeitura espalhadas por Curitiba durante a semana, de terça a sábado, e que são administradas pela Smab.

"Todos os produtos comercializados, como hortifrutigranjeiros, ovos, carnes e até cosméticos, passam por um constante monitoramento das equipes da Gerência Técnica de Controle de Qualidade”, explica José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Unidade de Abastecimento da Smab, responsável pelos pontos (confira os locais). 


Serviço: Semana Nacional dos Orgânicos

Data: de quarta (23/5) a domingo (27/5)

Horários: Das 9h às17h (nem todas as atividades ocorrerão nestes horários)

Mais informações e a programação completa no site.

Comments

comments