Restaurante Popular de Curitiba serve barreado, feijoada e moqueca todas sexta-feiras por R$2

Os clientes dos restaurantes populares da Prefeitura costumam ter uma boa surpresa no último dia de funcionamento da semana. Em três sextas-feiras do mês são servidos pratos regionais ou especiais, sempre dentro de um cardápio saudável, que priorize ingredientes menos gordurosos e sem fritura.

No menu, pratos como feijoada, pernil, moqueca e até cassoulet, também conhecida como feijoada francesa por levar feijão branco e carne de porco. Nesta sexta-feira (11/8), será servido barreado nas quatro unidades administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

Para não descaracterizar os tradicionais pratos e deixá-los bem saudáveis, a preparação das receitas sofre mudanças sutis. A feijoada, por exemplo, sempre leva carne com pouca gordura e a couve é servida como salada, em vez de ser refogada como na receita original. No caso do barreado, além da carne ser magra, toda a gordura que fica no caldo é retirada, inclusive na parte usada na preparação do pirão que acompanha o prato.

“Como também queremos divulgar a riqueza da culinária regional e até internacional, não podemos mexer muito no preparo original”, pondera a nutricionista Morgiana Maria Kormann, coordenadora das quatro unidades dos restaurantes (Matriz, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho). Mas todos os pratos têm que seguir um cuidado comum: ter baixas adições de sal, açúcar e pimenta.

Frutas que, normalmente, acompanham os pratos típicos também são incorporadas ao menu, pois nos restaurantes populares há um estimulo ao consumo desses alimentos in natura. “A laranja é servida como sobremesa na feijoada e a banana acompanha o barreado”, exemplifica Morgiana. A nutricionista lembra que as fibras, vitaminas e minerais das frutas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a regular a digestão e a circulação sanguínea e a manter o bom funcionamento do intestino.

Como nos restaurantes populares não são servidas frituras, moquecas e cozidos como cassoulet também viram estrelas dos cardápios de sexta-feira. “As carnes e os peixes são sempre assados, cozidos ou grelhados. Não há enlatados”, reforça Morgiana.

A nutricionista salienta ainda que os pratos dos restaurantes populares precisam trazer, com equilíbrio, nutrientes como carboidrato, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. “É um cardápio balanceado, com verduras ou legumes, crus ou cozidos, que também fornecem fibras, vitaminas e minerais; arroz e feijão para suprir a necessidade de carboidrato; e alternâncias de carnes vermelha, suína, de frango e de peixe para a proteína”, observa Morgiana

De olho na plaquinha

Frequentador diário do Restaurante Popular do Sítio Cercado, o aposentado José Vitoreto, 73 anos, sempre dá uma espiada no menu do próximo dia e, principalmente, quando deixa o local às quintas-feiras. “Dou uma olhada na plaquinha para saber se será feijoada ou barreado na sexta-feira. São os meus pratos favoritos daqui”, observa ele, que almoça há quatro anos na unidade da Prefeitura.

Quem também acompanha com atenção a troca de cardápio de quinta para sexta é a aposentada Tereza Dolinski da Silva, 77 anos. “A comida aqui sempre é boa e às sextas-feiras fica ainda mais gostosa. Tem até moqueca de peixe, uma delícia”, garante ela, que também faz suas refeições diárias no Restaurante Popular do Sítio Cercado.

A estreia de Terezinha Helena Aparecida Vales, 65 anos, em um restaurante popular ocorreu em uma sexta-feira e, de acordo com ela, foi surpreendente. “Uma amiga me convidou e, quando chegamos, descobrimos que era barreado. Além de estar uma delícia, nos serviram muito bem. Agora sempre quero vir, mesmo durante a semana”, conta a dona de casa moradora de Pinhais.

Programa

Os quatro restaurantes populares têm como missão garantir uma alimentação saudável a preços mais baixos. As unidades são frequentadas diariamente por 4,2 mil pessoas, que têm acesso a um cardápio balanceado, a R$ 2, incluindo sobremesa.

Todos os dias o cardápio muda, mas é o mesmo nos quatro restaurantes. Os locais ficam abertos para almoço de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h, e são fornecidas 1,8 mil refeições por dia na unidade da Matriz e 800 refeições em cada um dos três outros espaços.

 

Endereços dos restaurantes populares da Prefeitura

Restaurante Popular Matriz

Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa

Telefone: 3322-3574

 

Restaurante Popular Sitio Cercado

Rua Mercúrio, 420, Sitio Cercado

Telefone: 3286-3118

 

Restaurante Popular CIC/Fazendinha

Rua Raul Pompéia, 190, Fazendinha

Telefone: 3229-2555

 

Restaurante Popular Pinheirinho

Rua Marechal Rondon, 40, Capão Raso

Telefone: 3248-6251

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Comments

comments

Deixe um comentário