Ad image

Projeto cultural itinerante introduz a arte na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social na Grande Curitiba

Felipe Almeida
3 Min Read

Guritiba, projeto itinerante voltado para atuação social e que leva, de forma gratuita, atividades formativas e culturais a alunos e educadores, visita, na próxima semana, as instituições Piá Ambiental, localizada em Campo Magro, e a Escola Especializada Primavera, no bairro Tarumã, para dar continuidade às ações formativas para educadores e professores iniciadas em abril deste ano.

Na segunda-feira (21), a iniciativa vai até Campo Magro com a Companhia Laica de Teatro, levando o espetáculo “Voou Amor Leve”, um musical de bonecos que conta histórias de amor por meio do lírico e da ludicidade a liberdade, o amor e o encantamento. O grupo visa a experimentação de técnicas e estéticas a partir do agrupamento de artistas das mais variadas linguagens artísticas, adotando instrumentos acadêmicos e não acadêmicos em seu processo criativo.

No último mês, a instituição recebeu a oficina “O Sensível no Ensino da Arte Educação”, que apontava a importância do ensino e vivência na arte como motora do conhecimento sensível, procurando condicionar a escola por uma educação mais sensível e compreendendo a particularidade de cada indivíduo dentro do ambiente escolar. Além disso, cerca de 120 alunos foram contemplados com a oficina “Teatro de Animação e suas narrativas”, que contou com atividades lúdicas, contação de histórias e apropriação teatral.

Já na quinta (24) e sexta-feira (25), o Guritiba chega à Escola Especializada Primavera com as ações formativas para seus educadores com o “Brincando de Circo na Escola – Circo e Diferença, um Encontro de Forças”, que tem o objetivo de compartilhar experiências por meio das linguagens da educação física, arte e letras, visando facilitar a comunicação e integração para com os alunos. Em abril, a instituição recebeu o espetáculo “Licença Preu Passar”, que contou com brincadeiras, corda bamba e mágicas, tudo feito para despertar o senso crítico dos alunos.

Agora será a vez da oficina “Iniciação ao Circo”, com o artista de rua Tico Bonito, com atividades práticas e exercícios do universo circense, como acrobacias de solo, com o objetivo de inserir esta modalidade de arte nos participantes.

Outra iniciativa cultural do projeto é o Programa Cultura em Família, que prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, envolvendo transporte – ida e volta- até o local da apresentação e alimentação logo após, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais.

Guritiba é um projeto cultural que nasceu no Festival de Teatro de Curitiba e é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com o patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.