Ad image

Novos aplicativos vão aproximar ainda mais a Prefeitura da população

XV CURITIBA
6 Min Read

Lançado em março de 2017, o aplicativo Saúde Já da Prefeitura modernizou o atendimento nos postos de saúde de Curitiba, ao reduzir as filas de agendamento de consultas e ofertar, por meio de smartphones e tablets, outros serviços em um ambiente simples e acessível. Até o fim de abril, três novas ferramentas gratuitas – o Curitiba APP, o aplicativo 156 e o Nota Curitibana – irão aproximar ainda mais o município de seus moradores, melhorando processos, oferecendo mais conforto e economizando tempo.

“Nossa capital, como a cidade mais inteligente do país, está cada vez mais conectada com seus cidadãos. Os novos aplicativos são a resposta da Prefeitura, dentro do conceito do Vale do Pinhão, às necessidades da população por serviços cada vez mais eficientes”, afirma o prefeito Rafael Greca, em referência ao movimento do município e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.

Com o aplicativo 156, os cidadãos poderão contribuir ainda mais com a gestão da cidade a partir da solicitação de serviços, reclamações e denúncias, além de acompanhar seus pedidos em qualquer canal 156 (telefone e site). Ao se cadastrar, o usuário também poderá, entre outras opções, receber avisos dos serviços requeridos, visualizar os protocolos e acompanhar o andamento dos processos na Prefeitura.

Com a versão app do serviço 156, a população poderá ainda enviar fotos no registro dos chamados (a existência de buracos em vias públicas ou o entupimento de bueiro, por exemplo). Pelo fato de o atendimento ser geolocalizado, será possível, então, que a Prefeitura saiba precisamente e de forma rápida onde um determinado serviço precisa ser executado.

A disponibilidade do recurso será ininterrupta e os serviços poderão ser solicitados 24 horas por dia. "Os curitibanos terão uma melhor experiência ao abrir seus chamados no aplicativo 156, de forma mais rápida", avalia Greca.

Curitiba APP

O Curitiba App será o primeiro aplicativo integrado de uma capital brasileira e irá reunir todos os serviços e informações do município, bem como oferecer uma interface direta com os demais aplicativos da Prefeitura (Saúde Já, aplicativo 156 e Nota Curitibana), aproximando os usuários.

Além da página inicial com os principais ícones, o aplicativo funcionará por meio de um mecanismo de buscas. Com interface amigável, a ferramenta indicará a localização e irá oferecer informações sobre espaços da Prefeitura, atrações turísticas e itinerários de ônibus.

Um dos destaques do Curitiba APP será o recebimento de notificações (push), como alertas de chuva da Secretaria Municipal da Defesa Social, eventos e notícias do portal da Prefeitura. O usuário poderá optar por receber ou não as notificações na hora de registrar-se no aplicativo. Basta ir até o menu "Configurações" do app.

Além disso, o aplicativo é leve e necessita de pouca rede para funcionar. Ou seja, poderá ser facilmente utilizado por pessoas que estejam sem rede Wi-Fi. “Através de um login unificado, o curitibano terá na ponta dos dedos toda a Prefeitura à sua disposição. É a nossa Curitiba cada vez mais próxima do seu cidadão”, reforça Greca.

Nota Curitibana

O aplicativo Nota Curitibana, programa que incentiva com prêmios mensais o consumidor que pede a nota fiscal do ISS, também será lançado até o fim de abril e permitirá seguir o placar com suas notas e créditos, efetuar resgates, acompanhar os sorteios e consultar bilhetes. Além disso, será possível doar as notas fiscais para as entidades sem fins lucrativos cadastradas no programa da Prefeitura.

“Os novos aplicativos fazem parte do esforço da Prefeitura, em conjunto com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), para garantir ao cidadão curitibano mais e melhores opções para manter contato com o poder público, uma interação que também ajuda a aperfeiçoar os serviços prestados”, reforça o prefeito Rafael Greca.  

Os apps inéditos de Curitiba estarão disponíveis gratuitamente para iPhone, iPad e aparelhos com plataforma Android.

 


Saúde Já tirou 476 mil curitibanos da fila de agendamento de consultas

Na área da saúde, Curitiba vem se destacando nacionalmente e internacionalmente com o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município. Desde que foi lançado, em março de 2017, o app da Prefeitura contabiliza 3,5 milhões de acessos e 476 mil agendamentos feitos pela ferramenta.

Em março deste ano, o Saúde Já ganhou sua quarta atualização, que incluiu as funções Meu Pré-Natal e Urgências. A ferramenta já oferecia pré-atendimento médico e odontológico, carteira de vacinação virtual e a confirmação de consultas especializadas e exames.

No ano passado, o Saúde Já foi campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional no México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes.

O aplicativo da Prefeitura concorreu na categoria Transformação Digital e conquistou o primeiro lugar entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

“O Saúde Já Curitiba demonstra o vanguardismo de Curitiba em inovação em saúde. E a cada nova atualização a ferramenta fica ainda melhor e mais completa”, observa o prefeito Rafael Greca.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.