Ad image

Nova linha do ligeirão terá oito paradas entre o Santa Cândida e Água Verde

XV CURITIBA
3 Min Read

PMC

No trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel, a nova linha do Ligeirão Norte-Sul terá oito pontos de embarque e desembarque. A linha entrará em funcionamento em 28 de março, quando começam a circular os novos biarticulados.

Vindo do norte em direção à Praça do Japão, o ligeirão terá como pontos de parada os terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana.

Com o funcionamento do novo ligeirão, a estimativa é de que as viagens no percurso entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, e vice-versa, levem entre 20 e 25 minutos. É quase a metade do tempo gasto pelos biarticulados que atualmente fazem o percurso e que param em 16 estações.

A nova linha atenderá a cerca de 36 mil passageiros por dia. “O ganho de tempo ocorre porque o Ligeirão terá metade dos pontos de paradas da linha convencional Santa Cândida-Capão Raso”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ligeirão Norte-Sul, nesta primeira etapa, também dará uso à infraestrutura de ultrapassagem que está pronta há quatro anos, ao longo de 11 quilômetros de canaletas com obras de pavimentação, reforma das estações e semaforização e na qual foram investidos R$ 16 milhões em recursos públicos.

Segunda etapa

O prefeito Rafael Greca determinou a extensão da linha até o Capão Raso. Para a execução da segunda etapa, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) conseguiu aprovar com a Caixa Econômica Federal cinco projetos, no total de R$ 15 milhões, para as obras de ultrapassagem nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá. A Prefeitura aguarda a liberação do recurso para começar licitar as obras.

A partir da execução das obras que permitam a ultrapassagem pela canaleta no eixos da Avenidas República Argentina e, posteriormente, Winston Churchill, os ônibus deixarão de contornar a Praça do Japão, seguindo aos Terminais do Portão, Capão Raso e Pinheirinho, este último completando a ligação Norte-Sul.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *