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Estudantes de Curitiba plantam e saboreiam alimentos cultivados na escola

XV CURITIBA
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Estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, no Sítio Cercado, têm práticas permanentes de cultivo, colheita e preparo de receitas com produtos saudáveis. Eles participam do projeto Plantando com Arte e Colhendo com Sustentabilidade, desenvolvido desde o início do ano. O desafio foi encarado pela escola que queria mudar uma realidade. 

“Queremos fazer com que os estudantes se interessem por alimentos saudáveis, criando estímulos para que eles prefiram sempre esse tipo de alimento. É importante que a criança experimente um cardápio variado, porque é assim que uma boa alimentação começa”, alerta a professora Sônia Domingues.

Revitalizar o espaço da unidade, criando uma horta com produtos orgânicos, foi o primeiro passo do projeto. Legumes, temperos e verduras estão sendo plantados, colhidos e preparados pelos estudantes durante as aulas de práticas ambientais. “Depois de aprender a preparar a terra, acabei me interessando bastante por outra forma de alimentação. Hoje, sei, por exemplo, que podemos substituir alimentos industrializados por outros mais saudáveis. Com beterraba é possível fazer ketchup e o macarrão pode ser de abobrinha”, explica o estudante Daniel Vieira, de 9 anos.

Direto da horta

O preparo de receitas também está entre os conteúdos que incentivam os estudantes da escola às práticas da alimentação saudável. Suco verde, bolo de cenoura, beterraba e sopas são preparados com produtos que vêm direto da horta da escola.

“Os alunos estudam as propriedades dos alimentos plantados e colhidos por eles e, em seguida, preparam e saboreiam as criações, o que os deixa satisfeitos e mais instruídos sobre alimentação e saúde”, destaca a articuladora da unidade de educação em tempo integral, Delair Calixto.

Caderno de receitas viajante

Os saberes sobre os alimentos também se estendem às famílias, que acompanham o trabalho sobre a alimentação diversificada. Cadernos de receitas viajantes seguem com as mascotes Cebolinha, Leitoro, Rosinha,Visconde e Hortalina para que as famílias recebam e troquem receitas saudáveis para preparar com os filhos.

A lição de casa é pesquisar, indicar, preparar uma receita e enviar um registro da atividade no caderno viajante. “Antes, verduras, legumes, frutas, grãos e carnes não eram importantes pra mim, eu não comia nada disso em casa. Agora levo até receitas que faço com minha mãe”, afirma a estudante Maria Vitória Rafaela, de 9 anos.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Foto Luiz Costa/SMCS

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