Uma das mais respeitadas companhias de dança do País, a Curitiba Companhia de Dança, começou a apresentar no dia 9, junto com a Orquestra Sinfônica Oeste do Paraná, o espetáculo “Cirandas”, que faz parte do Projeto Integrado de Música e Dança da AMOP e Itaipu.

As apresentações ocorrem até o 16 de setembro e passaram por cinco cidades durante a semana, além de outras duas que receberão o show no sábado e domingo, totalizando sete cidades, sendo elas Cascavel, Nova Santa Rosa, Medianeira, Ubiratã, Maripá, Capitão L. Marques e Toledo.

Com inspiração nas Cirandas e Cirandinhas de Villa-Lobos, o espetáculo busca resgatar elementos da cultura popular brasileira e valorizar aspectos das relações humanas, como companheirismo e afetividade. Além disso, a mostra propõe um momento de reflexão sobre a realidade social e a necessidade da interação entre os indivíduos, com ênfase nas cantigas que remetem a sensações e sentimentos nostálgicos.

A Curitiba Cia de Dança realiza uma apresentação de dança contemporânea e com coreografia pensada para coexistir com a ambientação sonora da Orquestra Sinfônica Oeste do Paraná, buscando integrar a cultura e a arte como um todo, permitindo a inclusão social de diversas pessoas da região que poderão aproveitar um espetáculo multiartístico.

O “Cirandas é apresentado pela Curitiba Cia de Dança e Orquestra Sinfônica Oeste do Paraná, por meio do Projeto Integrado de Música e Dança da Itaipu Binacional e Associação de Municípios do Oeste do Paraná.

Confira o calendário:

9 e 10 (domingo e segunda-feira): Cascavel – Teatro Municipal Sefrin Filho (R. Rio de Janeiro, 905) a partir das 20h;

11 (terça-feira): Nova Santa Rosa –  Teatro Municipal Gustavo Fischer (Av. Tucunduva, 2) a partir das 19h30;

12 (quarta-feira): Medianeira – Centro Popular de Cultura Arandurá (Avenida Brasil, 1677) a partir das 20h;

13 (quinta-feira): Ubiratã – Colégio Carlos Gomes (Av. Nilza de Oliveira Pipino, 152) a partir das 20h;

14 (sexta-feira): Maripá  – Centro de Eventos Amarelão ( Av. Gen. Canabarro) a partir das 19h30;

15 (sábado): Capitão Leônidas Marques  –  Casa da Cultura de Capitão Leônidas Marques (Av. Iguaçu, 389) a partir das 20h; e

16 (domingo): Toledo – Teatro Municipal (Av. Parigot de Souza, 1889) a partir das 20h.

Sobre a Curitiba Cia de Dança – A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni e um grupo de artistas de origem e experiências diferenciadas, que se aglutinam ao redor da ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, e na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. Em 2018, a Curitiba Cia de Dança estreia, no Oeste do Paraná, o espetáculo “Cirandas” baseado nas cirandas de Villa-Lobos e, para o final do ano, prepara o espetáculo “Relações” do coreógrafo carioca Carlos Laerte.


Ficha Técnica:
Direção Geral: Nicole Vanoni
Concepção e Coreografia: Simone Camargo
Assistente de Direção: Claudio Fontan
Ensaiadores: Claudio Fontan e Eunice Oliveira
Professora: Viviane Cecconello
Professora da técnica de Alexander: Sheila Tramujas
Figurino: Nicole Vanoni
Cenário: Reinaldo Rocha
Iluminação: Fernando Dourado
Produção: Bia Reiner
Realização: Curitiba Cia de Dança e Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba e AMOP Associação dos Municípios do Oeste do Paraná
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Clarissa Moura, Danilo Silvestre, Davi Mero, Edgar Marques, Fernando Gomes, Frederick Nicolás, Hamilton Félix, Jaruam Miguez, Leonardo Silveira, Marcela Pinho, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrícia Machado, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo
Estagiário: Mario Gilberto

Comments

comments