Na semana do Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21/9), Curitiba pode celebrar a marca de quase 50 mil novas árvores nas ruas de Curitiba desde que o município intensificou os plantios na cidade, nos primeiros meses de 2017. O balanço foi feito até o mês de agosto de 2018.

O diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, ressalta que o trabalho vai além da beleza, uma vez que as árvores têm funções importantes para o Meio Ambiente e para a saúde da população.

“As árvores são responsáveis por auxiliar na purificação do ar com a redução da poluição e a controlar a temperatura urbana. Além disso, promovem bem-estar ao manter a umidade relativa e amenizar os ruídos da cidade", observa.

A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura do passeio e a existência de fiação elétrica. “Precisamos pensar no crescimento destas árvores e na harmonia com o que está à volta”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

Outra preocupação das equipes é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser de quatro a cinco metros. “Isso acontece para não atrapalhar a visibilidade, elas devem estar a dois metros de entradas e saídas de veículos e atrás de placas de sinalização”, completa Salgueiro.

Produção do horto

Cerca de 125 espécies são produzidas no Horto Municipal. De lá, além das árvores que são plantadas em via pública, saem as que vão para os parques e bosques da cidade, plantios comunitários em mutirões para áreas de proteção ambiental, eventos de doação de mudas, escolas, postos de saúde e outras áreas públicas da cidade.

Adote uma Árvore

A população também vem ajudando a plantar árvores e deixar Curitiba mais verde. Quem quiser colaborar com a arborização da cidade, pode solicitar uma muda da produção do Horto Municipal da Barreirinha por meio da Central 156, pelo programa Adote uma Árvore, criado em agosto de 2017.

A entrega acontece após a análise de técnicos da Prefeitura, que sugerem as espécies mais adequadas para o local onde o solicitante pretende plantar. Após a vistoria, que pode acontecer no prazo de uma semana, o solicitante será informado e poderá retirar a muda, as instruções de plantio e o certificado do Adote uma Árvore diretamente no Horto da Barreirinha.

Comments

comments