Curitiba vai se transformar na capital do graffiti nesta semana

uritiba vai ser sede do mais importante evento de graffiti realizado no Brasil. A partir desta terça-feira (10/4) até domingo (15/4) a capital recebe a 7ª Edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti. Nesse período, 200 artistas convidados, de todo o Brasil e de 30 países, estarão em vários pontos de Curitiba para trazer arte, cultura e informação. A proposta é transformar os muros e espaços da cidade em verdadeiras galerias de arte a céu aberto.

Com uma programação diversificada e gratuita, o encontro vai oferecer oficinas, palestras, workshops, pocket shows, circuito de skate, apresentações ao ar livre, batalhas de dançarinos de Breaking (dança de rua) e até distribuição de plantas, entre outras atrações.

“O evento está chegando com um novo caráter, que é divulgar as linguagens urbanas de Curitiba. O evento é um festival basicamente de graffiti, mas aborda várias linguagens. São diretamente 200 artistas convidados e cerca de 1200 artistas que vão participar indiretamente do Festival, além do público presente”, afirma o organizador do evento, Michael Devis.

De acordo com o organizador, o evento no ano passado teve um público de 35 mil pessoas. Ele acredita que esta edição, por ser na rua, poderá atrair ainda mais gente. “O evento vai acontecer em vários locais, ao todo são 28 espaços na cidade, simultaneamente. Com certeza o público vai ser mais expressivo”, calcula.

Devis ressalta que no ano passado o encontro tornou-se o terceiro maior do mundo e o maior da América Latina. “Todo mundo hoje que fala de Street Art no planeta quer passar por Curitiba e conhecer o que o festival está fazendo aqui e saber o que os artistas estão pintando na cidade, pois temos um legado de obras pintadas aqui. Há também os outros festivais que querem ter como tendência o que a gente está fazendo por aqui”, destaca.

Neste ano, o Encontro vai oferecer uma rota de arte urbana por Curitiba. Em ação inédita, 12 pontos da cidade serão pintados simultaneamente. De acordo com Devis, terá um ônibus que vai circular por todos esses locais. O público vai poder embarcar gratuitamente no veículo e ver os artistas executando as pinturas ao vivo.

Já as Ruínas de São Francisco serão o grande palco do evento, que terá atrações locais, de São Paulo e Rio de Janeiro, além de um convidado especial do Chile.

Programação

Um dos destaques da programação de abertura do evento nos espaços da Fundação Cultural, nesta terça-feira (10/4), será na Gibiteca, onde a arte se juntará à inclusão social com a Oficina de Stencil com Autistas. O evento, gratuito, inicia às 14h, e será comandado pelo coordenador do espaço, Fúlvio Pacheco. No mesmo local, às 16h, acontece o Graffiti de Conscientização do Autismo, também com Fúlvio.

Na quarta (11/4) das 19h às 21h, o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), recebe a palestra sobre Violência contra a Mulher. O tema será discutido por Raíssa, da Central Única das Favelas (CUFA-PR).

Na quinta (12/4), a Gibiteca recebe, às 16h, Mylle Silva para a Oficina de Roteiro Experimental. No mesmo horário o Zé da CUFA faz palestra sobre Sociedade versus Drogas.

Já na sexta (13/4), a atração fica por conta do “Dia do Ilustrador” com o debate “Cartunalhas”, que terá a participação dos cartunistas Benett, Jacobsen, Sampaio, Paixão, Pry e Recchia. O evento será às 19h, na Gibiteca de Curitiba.

No sábado (14/4), às 14h, Hosana Cristina vai ministrar Oficina de Aquarela Experimental na Gibiteca. Simultaneamente, o Memorial de Curitiba sedia o 2º Fórum Estadual da CUFA.

Encerrando a programação, no domingo (15/4), das 14h às 19h, ocorre a Batalha de Breaking Street of Styles no Memorial de Curitiba. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a programação completa do Encontro Internacional de Graffiti está disponível no site: www.streetofstyles.com

Serviço – Street of Styles – 7º Encontro Internacional de Graffiti

Data: De 10 a 15 de abril

Programação completa, inscrições, locais e horários de todos os eventos estão disponíveis em: www.streetofstyles.com

Foto:Cido Marques/FCC

 

Comments

comments