Poucos nomes no mundo têm tanta propriedade para falar sobre gastronomia funcional quanto Renato Caleffi. Pioneiro na aplicação, gestão e consultoria da gastronomia saudável e orgânica no Brasil, o chef comanda a cozinha com conceitos e preparos da longevidade e blue zones, as famosas áreas onde as pessoas vivem muito mais do que a média. Agora, na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, o profissional desembarca em Curitiba para lecionar uma aula-show do Centro Europeu, uma as principais escolas de gastronomia do mundo.

Graduado em gastronomia, Renato Caleffi aperfeiçoou os seus conhecimentos culinários em diversas partes do mundo, com passagens por países como Estados Unidos, Argentina e Canadá. Fora do país, atuou com o chef Martín Berasategui, espanhol detentor de oito estrelas Michelin. Analisando o mercado gastronômico e as principais tendências envolvendo culinária e saúde, resolveu se especializar em gastronomia funcional e orgânica.

Com muito conhecimento profissional e uma didática extraordinária, resolveu levar sua experiência para os livros. É autor das obras "Escolhas e Impactos – gastronomia funcional" e "Tudo Sobre Panelas". Visando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, escreveu "Achaz e o sítio da banana verde" e "Achaz e o mistério dos sorvetes", que explicam de forma simples e lúdica a alimentação funcional e saudável para as crianças.

A aula-show prática no Centro Europeu abordará os principais temas dentro da cozinha da longevidade. Entre os preparos que serão detalhados estão a manteiga de castanha de caju com manjericão; o risoto fit de quinoa com chá de hortelã, ervilhas e manteiga de castanha; o brownie de tahine, óleo e farinha de coco; e o doce de leite de amendoim e leite de inhame.

A aula-show será realizada na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 300), das 14h às 17h15. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.

Comments

comments