As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e internacional. Nos últimos anos, uma grande variedade de rótulos e estilos tomou conta do país, se fazendo presente nos cardápios de bares, restaurantes e, logicamente, casas de cervejas especiais. Pensando neste mercado em franca expansão, o Centro Europeu, principal escola de profissões do Brasil, oferece o curso intensivo de Beer Sommelier + Home Brewer, realizado na cidade de Curitiba (PR), com duração de 1 mês.

 

O objetivo da atividade é fazer com que os participantes conheçam a história da cerveja, os processos produtivos, os estilos e as possibilidades de harmonizações. Durante o curso, que será supervisionado pelo chef de cozinha e Beer Sommelier Guilhermo Spindola e pelo profissional de marketing e cervejeiro Gabriel Vasques, serão abordados temas como “História da cerveja”, “Ingredientes da cerveja”, “Aromas e Sabores”, “Famílias cervejeiras”, “Fichas de degustação”, “Processos de fabricação”, “Analise sensorial”, “Cerveja no método champenoise”, “Serviço e Glassware”, “Técnicas de harmonização”, “Cerveja na receita”, “Harmonização de queijos e doces com cervejas”, “On e Off Flavors”, “Escolas cervejeiras – Alemanha, República Tcheca, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Brasil e EUA”, “Insumos e matérias-primas”, “Malteação”, “Etapas de produção: Moagem, brassagem, filtração, fervura, resfriamento, fermentação, maturação e envase”, “Reconhecimento de equipamento”, “Cálculos e testes relacionados ao processo produtivo”, “Preparo do primming, limpeza e sanitização das garrafas e envase” e “Cálculos relacionados ao processo fermentativo e produto final”.

 

Para os alunos possam conhecer tudo sobre o mercado, o Centro Europeu vai disponibilizar, também, visitas técnicas à fábrica da cervejaria Way Beer, uma das grandes referências do mercado brasileiro de cervejas artesanais. Para completar, serão realizadas palestras especiais com grandes nomes do mercado cervejeiro e gastronômico, entre eles Gabriele Rizental, da AMBEV. No fim do curso, quem participar poderá levar para a casa a sua própria cerveja, desenvolvida durante as aulas práticas.

 

As aulas do curso de Beer Sommelier + Home Brewer terão início no próximo dia 23 de outubro e acontecem na Sede Go

Comments

comments