Autoridades tailandesas anunciaram nesta manhã a segunda fase da operação de resgate do time de futebol juvenil que está isolado numa caverna inundada há duas semanas. O governador de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, disse esperar "ter boas notícias nas próximas horas". Quatro meninos já foram resgatados e ainda faltam outros oito, além do técnico da equipe.

"Todas as condições ainda estão tão boas como ontem", disse Narongsak em coletiva de imprensa. "A força dos garotos, o plano – hoje estamos prontos como nunca. E nós vamos fazer o resgate mais rápido porque estamos com medo da chuva".

As autoridades estão se apressando para resgatar as crianças – que têm de 11 a 16 anos – e seu treinador devido às chuvas de monções que atingem a região nesta época do ano. Técnicos têm bombeado água para fora da caverna e disseram que a forte chuva que caiu de madrugada não elevou o nível de água.

Os quatro meninos resgatados ontem estão felizes e com saúde, segundo o governo. "Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao", disse Narongsak, referindo-se a um prato tailandês. As crianças ainda estão fazendo exames num hospital e não podem ter contato com parentes devido a receio de infecções.

A missão de ontem envolveu 13 mergulhadores estrangeiros e cinco tailandeses. Dois deles acompanharam cada um dos meninos, que estão aprendendo a mergulhar desde o dia 2 de julho, quando a equipe de resgate os encontrou. Fonte: Associated Press.

Comments

comments