Clima fresquinho na capital e o fim de semana chegando. Essa é uma combinação perfeita para conhecer lugares diferentes e provar novos rótulos de vinho. E a região metropolitana de Curitiba abriga diversas vinícolas, sendo considerada um polo de enoturismo, pela produção de vinhos de alta qualidade, inclusive, com rótulos premiados internacionalmente.
Então fique ligado nas nossas dicas, se programe e vá conhecer!
1. CAVE COLINAS DE PEDRA em Piraquara
Um dos lugares mais incríveis de envelhecimento de espumantes. O local possui um túnel ferroviário, construído em 1883, que abriga uma cave (adega) onde o acesso é feito por uma plataforma elétrica, capaz de transportar até 15 passageiros, num trajeto de 154 metros. Neste túnel, as garrafas permanecem no mínimo de 2 anos (Sur Lie), para maturação, período em que o vinho espumante ganha complexidade.
Num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação, os visitantes são convidados a apreciar os espumantes. Trata-se da Estação Roça Nova, um espaço cuidadosamente restaurado que abriga em seus dois pavimentos, restaurante e loja de venda. Na cozinha são elaborados pratos que harmonizam com os espumantes, além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e sobremesas.
O local oferece ainda praças de descanso, visita acompanhada, litorina estacionária, trilhas na Mata Atlântica, internet Wi-Fi, amplo estacionamento e serviços de vans para grupos (sob consulta). O passeio é imperdível!
2. VINÍCOLA ARAUCÁRIA em São José dos Pinhais
Para os profissionais da Vinícola Araucária, o enoturismo deve envolver o visitante na cultura, nos detalhes da bebida, transformando em experiência os cinco sentidos: ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia e tocar nas garrafas e texturas. Deve ser por essa sensibilidade na forma de pensar e atender que já conquistaram diversas premiações em seus rótulos.
A vinícola está aberta para visitação e oferece um passeio guiado, no qual é possível conhecer a região e aprender todas as partes do processo de elaboração do vinho. Além disso, o local tem trilhas para caminhada e uma deliciosa culinária campestre no Restaurante Gralha Azul, comandada pelo experiente chef Luiz Moura.
*As visitas na Vinícola Araucária estão disponíveis aos Sábados e Domingos das 9h40 às 17h mediante agendamento, através do email restaurante@vinicolaaraucaria.com.br
3. VINÍCOLA FRANCO ITALIANO em Colombo
A história da vinícola nasceu da união de uma família italiana com uma francesa. No início produziam somente vinhos coloniais, depois começam a produção de vinhos finos, dos quais diversos rótulos já foram premiados internacionalmente. A filosofia da vinícola é elaborar vinhos em pequena quantidade, com produção limitada para a exclusividade de seus clientes.
A vinícola oferece um tour guiado por profissionais que detalham todo processo de elaboração. É uma ótima opção de passeio que termina com degustação. Mas para isso os interessados devem agendar com antecedência.
Outro atrativo do local é o restaurante com cardápio idealizado pela chef Solange Trevisan Schneider, que contempla as gastronomias italiana e francesa. Num ambiente pensado para homenagear o vinho, o Espaço Gastronômico Franco Italiano abre para almoço nos fins de semana, das 12h às 15h.
4. VINÍCOLA LEGADO em Campo Largo
A Vinícola Legado é uma vinícola boutique. Além de contemplar uma paisagem ímpar, o visitante que for até lá irá ser muito bem recebido pela equipe local. Chegando ao local você tem a opção de fazer um passeio de charrete pelos parreirais, onde pode conhecer de perto as variedades de uvas e todo processo de fabricação e armazenamento do vinho da vinícola. O tour guiado deve ser previamente agendado. O local oferece pacotes especiais para grupos fechados.
O legado da vinícola, como o próprio nome diz, é criar vinhos autênticos, fiéis às características da região, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento local, ofertando aos clientes um produto único e artesanal.
E para quem curte eventos diferentes em meio a natureza, sugiro que fiquem ligados no facebook da @vinicolalegado onde eles divulgam seus eventos que combinam natureza, música e bons vinhos. Além da opção incrível de fazer um picnic em meio aos parrerais.
5. FAMÍLIA FARDO VINÍCOLA em Quatro Barras
A Vinícola Família Fardo recebe visitantes que desejam conhecer a estrutura onde são elaborados os vinhos finos na região de Curitiba. A visita contempla um tour pela vinícola, contando sobre sua história, processos da bebida, guarda dos mesmos na adega, e finalizam com a prova do produto. O público tem três opções de roteiro:
Visita Simples – Contempla prova dos vinhos no balcão, sem custo.
Degustação Trinna – Nela está incluso a visitação da estrutura acompanhada de um enólogo ou responsável, com a opção de escolher entre a degustação da linha de vinhos leves ou vinhos mais estruturados mais harmonização de pães, queijos e mel. Fazer o agendamento antecipado de no mínimo três horas. (consultar valores)
Degustação Completa – Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco da história da jovem vinícola, que entrou para o mundo dos vinhos em 2009. Mesmo com apenas sete anos já desponta no segmento pela elaboração de seus saborosos vinhos finos. Ao todo, são dez rótulos que podem ser degustados harmonizados com pães, salames, copas, queijos e molhos. (consultar valores). *Para essa opção, grupos com o mínimo de 10 pessoas e agendamento antecipado de dez dias.
Reserve seu horário pelo telefone (41) 3672-1693 ou (41) 3672-4488 ou pelo e-mail contato@familiafardo.com.br