Ad image

25 biarticulados novos começam a rodar no fim de março em Curitiba

XV CURITIBA
4 Min Read
O prefeito Rafael Greca esteve ontem, segunda-feira (26) na fábrica da Volvo, na CIC, onde estão sendo fabricados os chassis dos novos biarticulados da cidade. Ele anunciou que 25 biarticulados começam a ser entregues em 28 de março, nas comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba.
 
Os novos veículos vão atender a linha Ligeirão Norte-Sul, do Santa Cândida à Praça do Japão, e que, futuramente, seguirá até o Capão Raso. “Um sistema que nasceu em Curitiba e é fabricado em Curitiba. Aqui nasceram, há 25 anos, nossos biarticulados e hoje tenho a maior alegria de voltar como prefeito, nos 325 anos da cidade, e entregar os 25 modernos ônibus como parte da renovação da frota que faremos até 2020", disse Greca.
 
Os chassis são a estrutura dos veículos e, depois desta etapa em Curitiba, seguem para uma outra indústria, no Rio Grande do Sul, onde são montadas as carrocerias dos ônibus.
 
Com motor Euro 5, os novos biarticulados são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “Temos uma longa história de participação no sistema de Expressos da cidade. É bom ter o prefeito participando e acompanhando nosso cuidado e qualidade na fabricação dos novos biarticulados”, afirmou Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
 
Fabricação
No local, o prefeito participou da fabricação de um dos veículos e conheceu um ônibus já montado. Greca também fez uma calibração da suspensão eletrônica de um veículo, uma das novidades da nova frota, que ajuda no nivelamento da plataforma das estações com o ônibus, trazendo mais segurança para os passageiros. O prefeito fez ainda um abastecimento com ureia, produto que é injetado no escapamento do veículo para reduzir as emissões de poluentes.
 
Fonte: Prefeitura de Curitiba
 
Novidades
Os biarticulados contam ainda com gerenciamento eletrônico de velocidade. São os primeiros ônibus no Brasil a contar com esse tipo de sistema. Com isso, a velocidade pode ser programada por trecho.
 
Os ônibus chegam com outras novidades, como câmeras de monitoramento. Serão oito câmeras por veículo, sete na parte interna e uma voltada para fora. Além das câmeras, os biarticulados terão dois espaços para cadeirantes. Até então, era apenas um lugar.
 
A câmera externa ficará ligada a um monitor no painel do motorista. “O sistema será padrão, de agora em diante, nos novos biarticulados e serve como apoio para o motorista estacionar com mais precisão nas plataformas das estações, melhorando a segurança no embarque e desembarque dos passageiros, explicou o presidente da Urbs, Ogenny Pedro Maia Neto. "Ele também ajuda a diminuir acidentes, pois melhora a visualização externa.”
 
Ligeirão
Com quase 28 metros de comprimento, os novos biarticulados serão vermelhos. A opção em não continuar com a cor azul nas novas linhas de Ligeirão é para flexibilizar a operação dos Expressos. Com a mesma cor de ônibus é possível variar a frota quando for necessário.
 
A medida também diminui a necessidade de frota reserva e, consequentemente, ajuda a manter em equilíbrio os custos operacionais do sistema. “Com mais cores, precisamos ter mais veículos na reserva. E carro parado significa custo", disse Ogenny. "Com a cor vermelha, pode-se usar os ônibus já existentes na frota quando for necessário, sem precisar comprar mais veículos azuis para ficar na reserva. Isso é um dos itens que ajuda a Prefeitura a conseguir segurar o valor da tarifa”, explicou o presidente da Urbs.
 
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *