Por Lucas Jensen

O Natal é uma época maravilhosa de reuniões familiares, celebração do amor e harmonia. Só que, de vez em quando, rola aquele estresse com alguém….seu priminho não sai do celular, o tio do “pavê ou pacumê” está desolado porque esse ano só tem torta, a tia não pára de perguntar dos namoradinhos/as.

O que fazer?

Confira essa lista com 10 filmes com temática natalina para reunir a família e parente nenhum botar defeito:

1- Os Fantasmas Contra-Atacam

Diferente do que o título possa sugerir, o filme não é uma história de terror e é um dos maiores puxões de orelha da história do cinema. Baseado no livro “Um Conto de Natal” de Charles Dickens, o filme “Os Fantasmas Contra-Atacam”, ou Scrooged no título original, conta a história de Frank Cross, um cruel executivo que é capaz de qualquer coisa por dinheiro. A gota d’água foi o plano engendrado por Frank para ganhar mais audiência que faria seus funcionários trabalharem no Natal. Então, a rotina dele tem uma reviravolta causada pela visita de três fantasmas dos natais passados presente e futuros, que promete mudar de uma vez por todas a forma que Frank vê a vida.

2 – O Grinch

Em uma lista de Natal não poderia faltar “O Grinch” ou “How Grinch Stole The Christmas”, no original. O filme é baseado em um livro de mesmo nome de Dr. Seuss e estrelado por ninguém menos que Jim Carrey no papel do personagem que dá nome ao longa.

No filme, o Grinch (Jim Carrey) é uma criatura que odeia o Natal e tudo o que ele representa. Por ser verde, sofria bullying dos colegas e se escondeu para sempre em uma caverna no alto de uma montanha logo nos arredores da Cidade dos Quem. Ao longo de todo esse tempo, ele roubava presentes e enfeites de Natal todos os anos. Foi somente depois de conhecer Cindy Lou Quem (Taylor Momsen) é que juntos descobrirão o verdadeiro significado do Natal.

3 – Um Herói de Brinquedo

Um clássico contemporâneo de Natal que conta com Arnold Schwarzenegger no papel de um homem de negócios que tenta de qualquer maneira compensar o filho por não comparecer a sua apresentação de caratê. O garoto pede como presente o boneco de ação “Turbo Man” mas, ironicamente, o boneco está esgotado em todas as lojas.

O protagonista começa então a sua saga para encontrar não somente um boneco para ganhar a confiança do filho como também a da sua esposa, enquanto vê o vizinho cada vez mais próximo da sua família. Ao longo da busca descobre em um carteiro com o mesmo objetivo que ele (encontrar o boneco) o seu antagonista e responsável por muitas gargalhadas. Diversão garantida e obrigatória para toda a família.

4 – A Origem dos Guardiões

A animação consegue unir o melhor do mundo infantil com a profundidade de um filme. Na história, os guardiões Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada dos Dentes e Sandman (figura famosa nos Estados Unidos como o guardião do sono) se unem para derrotar o Bicho Papão que se rebelou e decidiu fazer com que as pessoas acreditem nele e não nos guardiões.

O filme é uma história de esperança e sobre acreditar nos seus sonhos. Com vários momentos de humor, seja por um Papai Noel rabugento ou por um Coelhinho da Páscoa australiano, A Origem dos Guardiões cumpre o que promete e mais além. Entretenimento para a crianças e adultos é uma ótima escolha nesse Natal.

5 – Esqueceram de Mim

Talvez o filme mais famoso da lista, “Esqueceram de Mim” foi lançado em 1990 e protagonizado pelo astro mirim Macauley Culkin. O longa ficou tão famoso que ainda teve três sequências, nenhuma com o sucesso do título original.

No filme, Kevin (Culkin) é deixado para trás pela sua família durante as férias de Natal. Tendo somente oito anos, resolve enfrentar seus problemas causados pela falta dos familiares que tentam, a qualquer custo, voltar para casa. A vida de Kevin é dificultada quando ladrões entram na sua casa, mas eles mal perdem por esperar, pois ele de bobo não tem nada. Praticamente impossível de ser inédito, Esqueceram de Mim ganha pela nostalgia e pelas boas gargalhadas no melhor estilo comédia pastelão e ainda traz uma mensagem de união familiar no final.  Imperdível!

6 – Um Homem de Família

Estrelado por Nicolas Cage (antes da decadência), “Um Homem de Família” é exatamente o que o título sugere. Jack Campbell (Cage) é um figurão de Wall Street mulherengo e rico que vive em Nova Iorque em uma cobertura aparentemente sem preocupações. Sua vida de pernas para o ar quando ajuda um rapaz chamado Cash e na manhã seguinte acorda em um quarto de uma casa do subúrbio com Kate (Téa Leoni), sua namorada de colegial a quem havia abandonado para perseguir sua carreira e dois filhos que sequer conhecia.

O filme mostra como a vida de Jack teria sido se não tivesse ido para Nova Iorque e toda a luta de uma vida modesta com a mulher que amava. Ao longo de toda a estadia nessa “realidade alternativa” Jack se esforça para ser um homem de família, mesmo cometendo diversos erros. “Um Homem de Família” é uma história emocionante sobre valores e família que toca os corações de todas as gerações e nos faz pensar no verdadeiro significado da vida e do Natal.

7 – O Estranho Mundo de Jack

O filme é um stop-motion dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton e conta a história de Jack Skellington, grande figura da celebração anual do Dia das Bruxas na “Cidade do Halloween”. Entretanto, Jack está entediado e cansado de sempre fazer a mesma coisa todos os anos e acaba, acidentalmente, encontrando um portal para a “Cidade do Natal”. Maravilhado com todos os objetos e com o espírito natalino, Jack tenta levar o Natal de volta para a Cidade do Halloween, mesmo seus habitantes não entendendo o sentimento.

Burton e Selick trazem uma história de redenção e inclusão em forma de animação onde até mesmo os “monstros” do Halloween são capazes de amar e sentir o verdadeiro sentido do Natal.

8 – O Expresso Polar

Um conto adaptado de Chris Von Allsburg transformado em animação através de uma técnica inovadora para a época (2004): a captura de performance. No filme ,protagonizado por Tom Hanks (vale lembrar que o ator empresta sua voz e feições para cinco personagens), é véspera de Natal e um garoto (Hanks) está acordado e, sem acreditar mais no Natal e em Papai Noel deseja que algo recupere a sua crença. De repente para na porta de sua casa um trem enorme com destino ao Polo Norte. A partir daí a aventura do menino passa por diversos personagens que ajudam a reconstruir a imagem do Natal na criança e falam sobre amizade e sonhos. É um filme para ver e rever sempre, principalmente nesta época do ano.

9 – Milagre na Rua 34

Refilmagem do clássico “Miracle on 34th Street”, de 1947, o filme talvez seja o mais tradicional no sentido natalino dos filmes. O longa conta a história de um idoso que é contratado na época do Natal para trabalhar como Papai Noel em uma loja de brinquedos. A dona da loja tem uma filha chamada Susan que não acredita na existência de Papai Noel, mas ao ver o idoso vestido com as roupas vermelhas fica convencida de que ele é real.

A principal mensagem que “O Milagre na Rua 34“traz é a de que se você realmente acreditar, seus sonhos podem se tornar realidade. Uma visão de esperanças para adultos e crianças, a refilmagem de 1994 promete trazer à tona todos os sentimentos bons e demonstrar o papel das pessoas na vida umas das outras.

10 – Simplesmente Amor

Simplesmente Amor” é um filme britânico com temática natalina que conta, por meio de uma comédia romântica, diversas histórias separadas que envolvem diversas pessoas interligadas, seja por um motivo ou outro. Com um elenco recheado de estrelas como Hugh Grant, Alan Rickman, Emma Thompson, Keira Knightley, Laura Linney e Rodrigo Santoro, o filme promete uma diversão com pitadas de romance e particularidades de relacionamentos. Cenas que vão desde o casal que já perdeu a química, os flertes de escritório, o homem apaixonado pela esposa do melhor amigo, até uma estrela de rock decadente que tem como único amigo o agente; Simplesmente Amor diverte pela variedade de histórias e pelo humor tipicamente inglês.

Vale a pena assistir, desde a pessoa que adora comédias românticas até os que gostam dos tradicionais filmes natalinos. Todos os gostos e tipos de pessoas são contemplados nesse longa de uma forma leve e que nos inspira a nunca desistir do amor.

Siga o Stereo Pop nas redes sociais: Facebook, Instagram (@blogstereopop) e Twitter (@blogstereopop).

Comments

comments